A Imagem do Corpo V - Interpretação
Atuar como protagonista faz parte da minha vida no cotidiano, e profissional. Quando não estou produzindo, estou atuando num vídeo, teatro, cinema, ou, na sala de aula ensinado arte, ou desenvolvendo algum projeto artístico.
A interpretação do atuante (ator/atriz/artista) é específica para cada área onde vai atuar. Alguns artistas são especialistas na interpretação de personagens para novela, outros para o teatro, cada veículo de comunicação requer uma interpretação específica, calibrada para atingir o espectador da melhor forma possível.
Atuar é uma graça de Deus, um milagre desta profissão abençoada.
A arte copia a vida, assim como a vida imita a arte.
Para atuar bem em qualquer veículo você precisa de um corpo treinado na interpretação cênica. O teatro é uma ótima escola para desenvolver a nossa expressão/física/vocal.
Aqui vou te apontar o caminho das pedras sobre a percepção da imagem corporal na criação cênica.
O conhecimento da prática e teoria da interpretação cênica adianta o desenvolvimento desta inteligência/potência comunicativa.
O atuante é um observador e estudioso do corpo expressivo.
Nossa profissão exige um olhar simbólico do cotidiano, e de tudo que diz respeito ao comportamento do homem, sua cultura, modo de vestir, andar, forma de alimentar, se comunicar, seus sonhos, conflitos, etc.
O drama, a tragédia e a comédia estão presentes na nossa existência real e ficcional.
Nosso corpo quando treinado para atuar se torna num físico flexível e resistente, atento e relaxado. Assim desenhamos qualquer imagem, sempre úteis, eficazes e divertidas, tudo com naturalidade.
A técnica e o método ajudam até certo ponto, depois temos que transcender a técnica. (...continua.)
Comentários