Composição Artística na Preguiça Lúdica
A preguiça lúdica é a criação do "não fazer, fazendo". Quando "desligo" a mente e deixo o corpo flutuar no imaginário, atento e relaxado, entro em outra dimensão perceptiva. Nosso corpo depende da ação que faz, é daí que processamos a cada movimento, uma nova química corporal. Sabendo manipular o estado mental e corporal, consigo transitar em muitos ambientes, dimensões criativas que podem mudar a química do meu estado expressivo por dentro e fora. Um exemplo é usar os pensamentos e alimentação, até do jejum saudável para mudar o estado físico/mental, daí provocar lampejos de inspiração adequados para a elaboração da arte. Sou o que penso e como. Existem muitos meios de provocar nossa inspiração imaginária. O "não fazer" cria outro meio ambiente dentro e fora da pessoa. O arte-educador pode aproveitar a preguiça do aluno para mediar uma obra, processo criativo usando os elementos da arte. Como disse o sociologo e pensador Domênico De Masi na sua tese: Ócio Criativo "...cada vez mais as máquinas vão fazer aquilo que não gostamos, ou que é perigoso para a humanidade".
Portanto, vamos ter mais tempo pra ficar no lazer, no bom entretenimento ou descanso criativo. O aluno protagonista sabe da importância do momento preguiça, dentro e fora da classe. Assim, o professor pode usar do instante preguiça do estudante para criar processos artísticos.
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