Qual o nível do estudante quando chega a faculdade?

Apenas criticar o sistema de ensino porque o aluno não chega bem preparado na faculdade, é espalhar informação simplista. A resposta para uma educação eficaz e útil é relativa. Cada pessoa chega de uma forma diferente no ensino superior, cada um é cada um. Depende de n fatores. Para o aluno conquistar uma vaga na faculdade com nível satisfatório de aprendizagem ele precisa gostar de estudar e ser resiliente, claro, ter uma família capaz de fornecer base adequada, financeira e de educação, estudar na escola que tem estrutura física e tecnológica, possuir um quadro de pessoal de qualidade, profissionais competentes, preparados, e governança com gestão de política educacional eficiente. Então a família, escola, governo e o estudante, precisam de boa vontade com o ensino básico.  Sabemos que um lar sem estrutura psicológica e cultural, atrasa a vida escolar do aluno (a).  Que os governos Municipal, Estadual e Federal, sem uma política competente para a área de educação, prejudica o aprendizado. Se os três poderes, STF, Câmara dos Deputados, Senadores e Gov. Federal não desempenharem bem os seus papéis, tais consequências da ineficaz gestão vão refletir no aprendizado.  A falta de bons salários e condições de trabalho para os profissionais da educação causam prejuízos ao ensino. 
A desconstrução da autoridade do professor também foi um grave erro da política educacional de certos governos. 
Ouve um grande aumento na oferta de faculdades de educação, sendo que algumas não estão ainda adequadas a realidade do aluno e da sociedade. Muitas vezes a formação do professor não condiz com a realidade e necessidade do aluno e do país, portanto não atende adequadamente. A dinâmica da sala de aula precisa de especialista experiente e humanizado afim de fazer a mediação entre aluno e conhecimento. 
Um país em desenvolvimento não tem condições de suprir a população de forma digna, seja no social, na econômica, ou politicamente. 
Para saber sobre o assunto de como ensinar, o crítico necessita estudar o cotidiano da sala de aula e da escola no agora-já, entender sobre o país que vive, contexto histórico, dos diversos tipos e condições das famílias contemporânea, a realidade do estudante e do professor, gestão e política educacional, estudar as diretrizes do ensino básico, caso contrário, a crítica será genética e superficial. Falar sobre Educação requer conhecimento da complexidade do que é a transmissão de conhecimento e da natureza humana, portanto, o aprendizado necessita de uma boa engrenagem que envolve vários atores, e tudo precisa funcionar na onda da excelência. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tantra Totem de Boa Sorte - Do Nepal.

Como Deus Ajuda Na Preservação da vida